quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Entendendo o erro ortográfico

Extraordinariamente nossa aula de quinta-feira foi transferida para esta terça, dia 21 de outubro. Nossa socialização ficou por conta de um delicioso café da manhã, um momento importante para nossa integração e aproximação. Foi muito legal. Fomos todas lembradas e homenageadas com um texto trazido pelas nossas tutoras, professoras Tamar e Luzia.
"1. Professora de português não nasce; deriva-se.
2. Professora de português não cresce; vive gradações. (...)
3. Professora de português não tem passado; tem pretérito mais-que-perfeito. (...)
32. Professora de português não erra; recorre à licença poética."
Logo depois fizemos um ditado de palavras que não existem. Com esse ditado nos foi possível tirar algumas conclusões. Primeiro ficou evidenciado a questão auditiva, pois algumas letras têm sons muito próximos. Só para exemplificar tivemos uma palavra em que alguns ouviram pa outros fa. Um outro aspecto foi a não correspondência entre sons e letras e, por último, que a questão da ortografia está intimamente relacionada com a memorização. É claro que existem regras, mas a ortografia de algumas palavras você consegue saber por já ter tido contado com elas antes.

Um comentário:

Elisete disse...

Adorei a idéia de visitá-las, é só eu dar um jeito num dia que não for dar aula, quem sabe. Quanto ao grupo, no período da tarde algumas pessoas desistiram, agora estamos em poucas. Mas eu gosto de nossos encontros e não desisto mesmo, agora que já estamos no final. Poderíamos fazer um encontro geral dos dois grupos no último encontro. Fiquei feliz em responder minha postagem. Beijos.