quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Pesquisa linguística

No dia 02 de outubro a professora Liliane leu para a turma uma crônica produzida por um de seus alunos do 1º ano. Foi interessante perceber a habilidade da escrita apresentada pelo aluno.
Fizemos a leitura e estudo do texto 'Os passos da pesquisa linguística' que resumidamente se apresenta da seguinte forma: o 1º passo da pesquisa uma abordagem tradicional do fenômeno. É interessante que a abordagem normativo-prescritiva seja recolhida em mais de uma fonte, para que fique claro que não há unanimidade na análise e interpretação dos fenômenos gramaticais. O 2º passo será a investigação do fenômeno numa perspectiva histórica. A norma-padrão clássica do português foi fixada em Portugal a partir do século XVI e é impossível que aquele conjunto de normas do 'bem falar' e do 'bem escrever' correspondam de fato à realidade linguística contemporânea, seja brasileira, seja portuguesa. O 3º passo seria a investigação da língua viva, falada e escrita. Quando determinadas regras gramaticais se estabelecem na fala e na escrita das camadas cultas da população é porque elas já não são mais consideradas como 'erros'. A expressão 'erro comum' constitui, do ponto de vista linguístico, uma contradição em termos: se é comum, não pode ser qualificado de erro, mas simplesmente de uso comum. O 4º passo seria a explicação das mudanças ocorridas na língua viva. "... a simples elaboração de hipóteses, de tentativas de explicação, é suficiente para mostrar que existem outros pontos de vista além do tradicional, capazes de apresentar os fenômenos linguísticos sob uma perspectiva diferente, mas científica e menos preconceituosa do que o rótulo de 'erro' securlamente aplicado a qualquer manifestação linguística não contemplada nas gramáticas normativas [...]"E o 5º passo que nos permitem criticar e reformular a abordagem tradicional. É preciso conhecer e ao conhecer irá saber usá-la. Um exercício de análise e reflexão crítica, não só da língua, mas de todos os demais campos do conhecimento. (BAGNO, Marcos, STUBBS, Michael e GAGNÉ, Gilles. Lingua Materna - Letramento, Variação & ensino. São Paulo: Parábola Editora. 2002. p.61 a 70)

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