terça-feira, 14 de outubro de 2008

Encontro com os escritores

"O grande encontro", Jonas Ribeiro e André Neves. Antes da apresentação dos escritores foi exibido o filme "A ilha das flores" e o monólogo "O menestrel" W. Sheaskpeare.
O escritor Jonas Ribeiro contou algumas histórias de seus livros 'abrindo a caixa de lenços', suscitando a emoção e passando alguns conceitos ou práticas como por exemplo 'um dia por vez'.
"Heranças da Leitura" encontro entre Léo Cunha e Maria Antonieta. Desse encontro pudemos observar a importância da família na construção do leitor.
No dia 25/09 participamos do encontro entre Lucilia Garcez e Margarida Patriota. "O Manejo da Palavra na Leitura e na Escrita".
"A linguagem é a semiotização da vida", linguagem é vida e vida é linguagem foi como o mediador do encontro, o escritor João Bosco da Casa dos autores, iniciou os trabalhos. Destaquei algumas falas das escritoras como a questão do texto que segundo a autora Lucília Garcez é o eixo do ensino da língua portuguesa. Com a democratização do ensino coube à escola a responsabilidade de desenvolver a oralidade, a leitura num universo em que cada indivíduo tem uma bagagem, uma história de vida.
Segundo Margarida Patriota quem lê tem vocabulário mais rico, tem mais referências. A leitura desenvolve a linguagem, a internalização da estrutura da língua e aliada à prática da escrita ajuda a desenvolver habilidades da escrita.
A referência a alguns pontos como respeitar a fala do aluno, desenvolver a fala de cada um. A multiplicidade da língua e que existe um código explícito na escolha da variadade a ser usada e que ocorre situação semelhante na escrita, onde há também essa diversidade.
Literatura fonte inesgotável de prazer, é falar da vida, colocar o leitor com retalhos da vida e expressar sua emoção através de uma linguagem mais contundente, mais precisa que 'toca' mais.

Nenhum comentário: