sábado, 8 de novembro de 2008

Fatores de textualidade

Iniciamos a aula do dia 30 de outubro com a leitura da crônica "Receita da vida", Afonso Romano, lida pela professora Tamar. O que é um texto? Para ser texto, é necessário que seja algo que transmita um pensamento ou uma informação completa, o qual se concretiza através do discurso que pode ser verbal, oral ou escrito, e não-verbal, gestos, imagens ....
O texto é uma unidade de linguagem em uso, semântica e formal. E como uma ocorrência linguística falada ou escrita deve apresentar três propriedades básicas. A primeira é sua função sociocomunicativa, tais como as intenções do autor, o contexto sociocultural, a segunda propriedade é o fato de constituir-se como uma unidade semântica, em que o texto seja um todo significativo, ter coerência e a terceira propriedade é a sua unidade formal, as palavras se integram para formar um todo coeso.
Gostaría de ressaltar um fato importante a respeito da coerência textual que "é o de que ela não está no texto, mas se constrói a partir do texto. Lembremo-nos de que a construção do sentido vai envolver o autor, que detém experiências de vida e que criou o texto em determinada situação e com um propósito, e o leitor, que também possui experiências prévias e que vai viver a situaçaõ de receber o texto em situação e tempo diferentes dos da produção" (Fascículo 3, p.19).
Coerência, coesaõ, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade são fatores que definem a textualidade.
  • Coerência: responsável pela unidade semântica, pelo sentido do texto, envolvendo não só aspectos lógicos e semânticos, mas também cognitivos.
  • Coesão: unidade formal do texto, que se dá por mecanismos gramaticais e lexicais.
  • intencionalidade: empenho do autor em construir um texto coerente, coeso, e que atinja o objetivo que ele tem em mente. Isso diz respeito ao valor ilocutório, ou seja, o que o texto pretende falar.
  • aceitabilidade: é a expectativa do leitor de que o texto tenha coerência e coesão, além de ser útil e relevante. Grice (apud Costa Val. 1991) estabelece estratégias para o autor alcançar aceitabilidade: cooperação (para autor responder às necessidades do recebedor), qualidade (autencidade) e quantidade (informatividade).
  • situacionalidade: diz respeito à pertinência e à relevância do texto no contexto. Situar o texto é adequá-lo à situação sociocomunicativa.
  • informatividade: quanto menos previsível se apresentar o texto, mais informatividade. Tanto a falta quanto o excesso de previsibilidade, de informatividade, são prejudiciais à aceitação do texto por parte do leitor. Um bom índice de informatividade atende à suficiência de dados.
  • intertextualidade: concerne aos fatores que ligam a utilização de um texto dependente do conhecimento de outro(s) texto(s). Um texto constrói-se em cima do "já-dito".

Contexto

A produção e a recepção de um texto condicionam-se à situação ou à ambiência, ou seja, ao conhecimento circunstancial ou ambiental que motivam os signos e a ambiência em que se inserem, gerando um texto cuja coerência e unidade são sucitados diretamente pelo referente. Percebido em duas dimensões: - a leitura de superfície é percebida pelos elementos do enunciado, organizado hierarquicamente; e a estrutura de profundidade é a interpretação semântica das relações sintáticas, permitindo vasculhar o ânimo do autor.

Para melhor entendimento do valor do texto na prática pedagógica foi-nos apresentado um breve histórico da língua. Até os anos 70 privilegiava-se a estrutura, a unidade de análise era a morfologia/estrutural trabalhada isoladamente, fora de um contexto. Nos anos 80 estudava-se a língua numa perspectiva de comunicação e expressão, a unidade de análise era sentenças, sintaxe e nesse momento já se trabalhava textos. Hoje a língua é estudada numa visão interacionista, sociointeracionista, a unidade de análise é o texto/discurso imerso em um contexto, o que pressupõe um grau de letramento. Nesse contexto aparece a figura do professor-pesquisador.

5 comentários:

Professora Anab Cerqueira disse...

Olá, Professora!

Adorei essa matéria! Está tudo muito bem articulado. Parabéns!!!

Abraços,

Anab Cerqueira

Unknown disse...

Valeu

Unknown disse...

Muito bom. Só erra linguisticamente quem quer.

Unknown disse...

Muito bom. Só erra linguisticamente quem quer.

Unknown disse...

Excelente aula! Não errarei mais linguística