quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Tipos e gêneros discursivos

No retorno do recesso, dia 31 de julho, iniciamos a aula com a leitura compartilhada trazida pela professora Tamar "Um amigo diferente", Claudia Werneck. Falamos sobre a diversidade, e o quanto crescemos como pessoas e cidadãos no convívio com as diferenças. Ser igual não é ser idêntico, ao contrário, somos semelhantes, embora diversos. O poema de Carlos Drummond de Andrade "Igual-Desigual" traz a reflexão sobre essa qualidade apenas do ser humano de ser único e, por isso, especial, ímpar "...Todas as guerras do mundo são / iguais / Todas as fomes são iguais / ... Todas as ações, cruéis, / piedosas ou indiferentes, são iguais. / Contudo, o homem não é igual a / nenhum outro homem, bicho ou coisa. / Ninguém é igual a ninguém. / Todo ser humano é um estranho / ímpar."
Foi nos apresentado algumas dinâmicas, a primeira foi a dos nós, a qual exercitava a oralidade, o saber ouvir, o estabelecimento de estratégias, o planejamento. Uma outra dinâmica bem interessante e com certeza os alunos iriam gostar muito é a seguinte: pregar uma folha branca nas costas da pessoa, colocar uma música, pedir para que se movimente e ao parar a música a pessoa escreveria no papel pregado nas costas da outra num primeiro momento um substantivo, depois um adjetivo e por último um verbo. A culminância dessa dinâmica seria a produção de um texto utilizando as palavras escritas no papel que estava pregado às suas costas. Fizemos outras mais bem interessantes de serem aplicadas numa turma.
No dia 07 de agosto estudamos as especificidades dos gêneros e tipos discursivos. Segundo Bakhtin todos os textos que produzimos, orais ou escritos, apresentam um conjunto de características relativamente estáveis configurando diferentes tipos textuais definidos por critérios formais ou estruturais e podem ser apresentados em cinco categorias - narração, argumentação, exposição, descrição, injunção. Enquanto o gênero é mais abrangente. A escolha de um gênero não é completamente espontânea, pois leva em consideração alguns elementos básicos como quem está falando, para quem se está falando, qual a finalidade e qual é o assunto do texto. Os gêneros textuais transformam-se em instrumentos de ação social.
Quanto mais diversificado for o trabalho do professor com gêneros , mais facilidade terá o aluno para se situar na produção do gênero adequado. Nesta aula trabalhamos com diversos gêneros como a bula, uma lista de compras, um manual de instrução e, ainda, alguns gêneros textuais emergentes - o e-mail, os chats, o MSN que possuem características específicas. "Para identificar a diversidade de gêneros textuais não é necessário conhecer uma classificação prévia, basta saber exercitar nossa competência sociocomunicativa, nossa experiência com a linguagem e nosso conhecimento de mundo."(Fasc. 2, p.17)

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