O estudo da variedade linguística fundamenta o conceito da língua como "um feixe de variedades", formas diferentes de falar e que do "ponto de vista estritamente linguístico, todos esses modos de falar, todas essas variedades, atendem perfeitamente às necessidades de comunicação e interação de seus falantes".
Dia 18 de junho tivemos uma convidada muito especial, nossa colega de curso, professora Liliane Jaqueline G. Ribeiro que falou sobre 'o papel da fonética e da fonologia no ensino da língua'. Gostaría de registrar uma citação da autora Miriam Lemle "O momento crucial de toda a sequência da vida escolar é o momento da alfabetização" retirado do estudo/'paper' elaborado pela professora Liliane.
Para mim foi importante a distinção conceitual entre Fonética e Fonologia, a primeira lida com a realidade física dos sons, seu papel é descrever todos os sons pronunciados nas línguas, é uma ciência que tem como objeto de pesquisa o som, enquanto a Fonologia tem como propósito estudar como a língua se organiza, o que é fonema e o que é alofone nas línguas. Ao final deste estudo Liliane apresenta alguns pontos destacados da obra Alfabetização e linguística do professor Cagliari e gostaría de partilhar os seguintes:
- "É preciso não corrigir demais as crianças: deve-se dar tempo para que aprendam e incentivar a autocorreção, a autocrítica. Quanto mais se tenta facilitar, orientar e corrigir tudo o que a criança faz, menos ela reflete sobre sua ação.
- Antes de ensinar a escrever , é preciso saber o que os alunos esperam da escrita, qual julgam ser sua utilidade e, a partir daí, programar as atividades.
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