terça-feira, 14 de outubro de 2008

Variedades linguísticas

No dia 12 de junho continuamos o estudo das variedades linguísticas. "... é praticamente impossível falar sobre a 'língua', de modo geral e abstrato: é preciso sempre levar em consideração as pessoas que falam essa língua, pessoas sempre e inevitavelmente inseridas em grupos sociais e, portanto, sujeitas a tudo o que tem a ver com relações de poder, herança cultural, acesso a bens materiais, aos direitos dos cidadãos etc." A linguagem como forma de comunicação estabelecida através do código, a língua - um construto social - determina ou situa o falante numa categoria de prestígio, relacionada a maior grau de letramento ou de estigma, que significa menor grau de letramento. "... quanto mais alto estiver o cidadão na escala socioeconômica (e também quanto mais elevado for o seu grau de escolarização), maior será o prestígio atribuído à sua maneira de falar. Do mesmo modo, e inversamente, o menor prestígio social de determinados falantes vai ser correlato da visão pejorativa e depreciativa com que seu modo de falar será avaliado." (Fascículo 5, p.15) Essa avaliação social resultante do uso da linguagem provoca uma atitude discriminatória, que resulta no preconceito linguístico que exclui aquele "que não sabe falar" relacionando cruelmente essa afirmativa a idéia de que o falante também não sabe pensar direito.
O estudo da variedade linguística fundamenta o conceito da língua como "um feixe de variedades", formas diferentes de falar e que do "ponto de vista estritamente linguístico, todos esses modos de falar, todas essas variedades, atendem perfeitamente às necessidades de comunicação e interação de seus falantes".
Dia 18 de junho tivemos uma convidada muito especial, nossa colega de curso, professora Liliane Jaqueline G. Ribeiro que falou sobre 'o papel da fonética e da fonologia no ensino da língua'. Gostaría de registrar uma citação da autora Miriam Lemle "O momento crucial de toda a sequência da vida escolar é o momento da alfabetização" retirado do estudo/'paper' elaborado pela professora Liliane.
Para mim foi importante a distinção conceitual entre Fonética e Fonologia, a primeira lida com a realidade física dos sons, seu papel é descrever todos os sons pronunciados nas línguas, é uma ciência que tem como objeto de pesquisa o som, enquanto a Fonologia tem como propósito estudar como a língua se organiza, o que é fonema e o que é alofone nas línguas. Ao final deste estudo Liliane apresenta alguns pontos destacados da obra Alfabetização e linguística do professor Cagliari e gostaría de partilhar os seguintes:
  • "É preciso não corrigir demais as crianças: deve-se dar tempo para que aprendam e incentivar a autocorreção, a autocrítica. Quanto mais se tenta facilitar, orientar e corrigir tudo o que a criança faz, menos ela reflete sobre sua ação.
  • Antes de ensinar a escrever , é preciso saber o que os alunos esperam da escrita, qual julgam ser sua utilidade e, a partir daí, programar as atividades.

Nenhum comentário: