quarta-feira, 15 de outubro de 2008

No dia 11 de setembro a professora Claudia nos proporcionou um momento de encantamento ao fazer a leitura do Diário de bordo, além de nos colocar em contato com um texto da atriz Fernanda Montenegro "Doras e Carmosinas" personagens do filme 'Central do Brasil'.
"Ao trabalhar o mundo da professora Dora, em Central do Brasil, fui buscar na memória minhas primeiras professoras. Credenciadas, respeitadas, prestigiadas, professoras de escolas públicas que frequentei, no subúrbio do Rio de Janeiro.
Me lembro com muito carinho da dona Carmosina Campos de Menezes, que me alfabetizou. Mais do que isso, me ensinou a ler, o que é um degrau acima da alfabetização. (...)"
Logo depois, assistimos ao filme Desmundo, um recorte da colonização portuguesa, uma crítica à dominação religiosa e à aculturação feita por meio da violência. O filme foi exibido num português arcaico servindo de estudo para a construção da língua.

Nenhum comentário: