segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

As diversas leituras de um texto
No dia 13 de novembro a professora Luzia nos apresentou uma série de livros sobre a infância de artistas das diversas áreas, música, pintura, literatura que compõe uma coleção intitulada "Coleção crianças famosas", lendo para nós a história da criança Leonardo da Vinci. Uma leitura interessante e curiosa. Trouxe-nos, ainda, o conceito de posto - aquilo que está explícito, claro no texto, pressuposto - não diz diretamente, dá uma idéia e de subtendido que é a leitura que cada um faz do texto. Estes conceitos foram trabalhados na música E.C.T. de Nando Reis, Marisa Monte e Carlinhos Brown. Um texto que gerou análises e leituras específicas, além de deixar claro a presença da polifonia.
No dia 20 de novembro fizemos uma dinâmica que consiste na resposta a algumas perguntas, que quando agrupadas produziriam uma narrativa. A sala seria dividida em grupos e responderiam as seguintes questões: a) O que aconteceu? b) Onde aconteceu? c) Quando aconteceu? d) Quem foram os envolvidos? e e) Qual foi o desfecho da história?
As respostas foram separadas numa caixinha por item e logo em seguida um componente dos grupos pegaria aleatoriamente as respostas para cada uma das questões acima e montaria a sua história.
É importante lembrar que a escolha do tema terá que perpassar todas histórias.

Um comentário:

sylgomes disse...

Oie,
meu nome é Sylvia, sou estudante de letras. Um colégio estadual de Ensino Médio me deu a oportunidade de montar uma oficina de língua portuguesa a qual intitulei de "língua falada, língua escrita". Com a oficina quero propor aos alunos a leitura e a interpretação de textos, e claro, principalmente, a produção. Gostaria de ideias para que a oficina seja um sucesso. Acredito que com o projeto os alunos melhorarão em todas as disciplinas.