domingo, 9 de novembro de 2008

Produções textuais - socialização

Dia 06 de novembro, compartilhada a leitura do conto 'A caolha', Júlia Lopes de Almeida. A descrição da personagem da caolha e da estrutura familiar é envolvente, provoca um sentimento de tristeza, resignação e de certa forma apresenta um determinismo, viúva, pobre, discriminada. A professora Lourbania leu para nós algumas produções dos seus alunos da 4ª série. A atividade proposta foi a criação do 'meu primeiro cordel'. Criativo e interessante o trabalho desenvolvido pela professora, tanto que a resposta positiva dessa atividade suscitou uma discussão a respeito da diminuição da leitura a medida que aluno vai avançando nas séries. Ela apresentou, ainda, contribuições muito ricas em relação à atividade de literatura, como a produção de um texto publicitário a respeito do livro, buscando o convencimento de outros leitores para a leitura da obra e uma outra produção em que o aluno expressa seus sentimentos ao ler um livro.
Um outro momento foi a socialização das atividades de produção de texto apresentadas pelas professoras Claudia e Ana Rita. No relato ficou evidenciada a importância do trabalho em conjunto das professoras (interdisciplinaridade).
O último momento da aula foi a análise dos elementos coesivos do texto 'Os urubus e os sabiás' , Rubem Alves.

Um comentário:

linguagem e poder disse...

Oi, Vanessa, fiquei com vontade de assistir a essa aula... parece ter sido muito boa! A sua descrição e os seus comentários foram ótimos. Penaque não pude estar com vocês nesse dia. Bjo e até quinta.