terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Mapa Conceitual

Estudar a nossa língua, suas variedades e a possibilidade de conhecer o seu povo através da linguagem é fascinante. Este curso veio desconstruir o caminho que normalmente trilhava nas aulas de português, em que privilegiava o 'domínio' das regras preconizadas pela gramática, pois achava que era o correto e que para o aluno escrever e falar bem só aconteceria desta forma. Segundo Neves (2006) inspirada em Coseriu "falar e escrever bem tem um tríplice significado: exercer sem bloqueios a capacidade natural de falante da língua; ter o domínio da língua particular - historicamente inserida - em que se vazam os enunciados; atuar linguisticamente de modo eficiente".
No processo de interação com os nossos alunos respeitar o seu universo e mais uma vez descontruir a noção de certo e errado, trocar por aceitável e não-aceitável, convencional e não convencional. "Em vez de criticar, ridicularizar, devemos nos conscientizar das circunstâncias que levaram uma pessoa a produzir um determinado texto."
A atualização de conceitos como tipos e gêneros textuais e o contato com teóricos importantes para o estudo da língua que até então desconhecia me mostraram que a valorização do profissional perpassa cursos como este de aperfeiçoamento e nos estimulam a continuar a estudar, estudar, pesquisar e pesquisar.
Compartilhar com as pessoas, com os profissionais histórias, angústias, alegrias e experiências foi uma das mais ricas contribuições deste curso. Aprendi muito com minhas colegas professoras, fiz novas amigas e intensifiquei amizades mais antigas.
"Quem é belo
é belo aos olhos - e basta
Mas quem é bom
é subitamente belo."
(Safo de Lesbos, poeta grego do final do século VII a.C.)




2 comentários:

Luzia disse...

Realmente, ser professor-pesquisador é fundamental.Devorar livros, fazer novos amigos, rever os antigos...descobrir sempre. Parabéns.
Luzia

Lucilene Junqueira disse...

amiga, foi realmente uma atualização muito grande, acredito que para todas nós. Nunca estamos completos para dizer que não precisamos mais. Este curso nos mostrou que já era tempo de mudanças. Foi muito aprendizado e muito repensar das nossas práticas. Felizes de nós que acreditamos que podemos mais, Vanessa. Beijos
Lucilene