sábado, 26 de julho de 2008

No primeiro dia do curso as nossas tutoras nos instigaram a pensar nos motivos que nos levaram a escolher essa profissão. Essa escolha pode ter sido fruto de vários fatores, influência da família, aspirações, acasos, conveniência, encantamento. Voltamos no tempo e recordamos
professores especiais que nos deixaram doces e fortes lembranças, que acreditavam no seu trabalho e tinham clareza da sua responsabilidade, do seu papel social. Não pretendo ser piegas, mas ser professor "é despertar 'futuros', é criar gente que pensa, aprende, faz, avalia e refaz tudo de novo, se for necessário." Ser um profissional é estar atento a sua formação, participar de cursos de capacitação e atualização, é conhecer novos recursos metodológicos, no nosso caso, educacionais.
A atividade inicial da nossa segunda aula foi a leitura do poema 'Procura da poesia', Carlos Drummond de Andrade, lido pela profª Tamar "Não faça versos sobre acontecimentos./Não há criação nem morte perante a poesia./Diante dela, a vida é um sol estático,/não aquece nem ilumina./As afinidades, os aniversários, os incidentes pessoais não contam. [...]"
Iniciamos, também, a discussão do fascículo 1 - Texto, linguagem e interação - especialmente na prática de análise de um texto que deverá ocorrer em três momentos. Uma primeira leitura visualizando o formato do texto, definido como o primeiro olhar. O segundo momento definido como segundo olhar que é análise das informações e afirmações contidas no texto e por último o terceiro olhar focalizando problemas de natureza gramatical.

Um comentário:

Elisete disse...

Olá Vanessa. Quero lhe dizer que foi muito bom te conhecer neste curso e compartilharmos nossas experiências. Que bom saber que está iniciando seu blog, se puder te ajudar em alguma coisa, estarei disponível. Abraços.
Elisete