quarta-feira, 30 de julho de 2008

Letramento

"Excluem-se da escola os que não conseguem aprender, excluem-se do mercado de trabaho os que não têm capacidade técnica porque antes não aprenderam a ler, escrever e contar excluem-se, finalmente do exercício da cidadania esses mesmos cidadãos, porque não conhecem os valores morais e políticos que fundam a vida de uma sociedade livre, democrática e participativa" (Barreto, Vicente. A escola e sua função social) Extraí este trecho para reforçar o significado de letramento que diz respeito a prática social do conhecimento.

Durante a aula confrontamos o significado que assume, hoje, o termo alfabetização que "diz respeito ao indivíduo que somente aprendeu a ler e escrever" e o termo letramento que "é o que adquiriu o estado ou condição de quem se apossou da leitura e da escrita, e que responde de maneira satisfatória às demandas das práticas sociais".

A alfabetização tem por objetivo fundamental capacitar o aluno a ler e escrever sem se preocupar com o uso que fará desse conhecimento adquirido. "... não bata apenas o saber ler e escrever, necessário é saber fazer uso do ler e escrever, saber responder às exigências leiura e de escrita que a sociedade faz".

Entendo que o letramento está intimamente ligado com a forma como o homem se relaciona com seu mundo, o seu espaço na sociedade e sua capacidade de interagir.

sábado, 26 de julho de 2008

No primeiro dia do curso as nossas tutoras nos instigaram a pensar nos motivos que nos levaram a escolher essa profissão. Essa escolha pode ter sido fruto de vários fatores, influência da família, aspirações, acasos, conveniência, encantamento. Voltamos no tempo e recordamos
professores especiais que nos deixaram doces e fortes lembranças, que acreditavam no seu trabalho e tinham clareza da sua responsabilidade, do seu papel social. Não pretendo ser piegas, mas ser professor "é despertar 'futuros', é criar gente que pensa, aprende, faz, avalia e refaz tudo de novo, se for necessário." Ser um profissional é estar atento a sua formação, participar de cursos de capacitação e atualização, é conhecer novos recursos metodológicos, no nosso caso, educacionais.
A atividade inicial da nossa segunda aula foi a leitura do poema 'Procura da poesia', Carlos Drummond de Andrade, lido pela profª Tamar "Não faça versos sobre acontecimentos./Não há criação nem morte perante a poesia./Diante dela, a vida é um sol estático,/não aquece nem ilumina./As afinidades, os aniversários, os incidentes pessoais não contam. [...]"
Iniciamos, também, a discussão do fascículo 1 - Texto, linguagem e interação - especialmente na prática de análise de um texto que deverá ocorrer em três momentos. Uma primeira leitura visualizando o formato do texto, definido como o primeiro olhar. O segundo momento definido como segundo olhar que é análise das informações e afirmações contidas no texto e por último o terceiro olhar focalizando problemas de natureza gramatical.